Câncer de Pulmão

O câncer de pulmão é um tumor (reprodução anormal de células) maligno que geralmente se origina nas células que recobrem os brônquios. É produzido principalmente pela irritação e inflamação crônicas do epitélio bronquial por agentes externos (carcinogênicos) dos quais se destaca a fumaça do cigarro. O resultado destas irritações crônicas e de fatores genéticos são mutações que levam ao crescimento rápido e descontrolado de algumas células, o que se denomina transformação neoplásica, gerando, assim, um câncer. Finalmente, na medida em que o tumor cresce, algumas células podem deslocar-se para outras regiões do organismo, processo conhecido como metástase.

O tabaco é o principal fator de risco (85% dos casos de câncer de pulmão ocorrem em fumantes). Também há outros agentes externos que podem desencadear o câncer, dentre eles podemos citar a exposição ao asbesto, alguns minerais e gases radioativos, o consumo de maconha (uma vez que esta erva possui bem mais alcatrão que o cigarro e é consumida até o final do "baseado" lugar onde há maior concentração de substâncias tóxicas), a contaminação ambiental e a inflamação recorrente causada por tuberculose ou pneumonia, entre outros. Além disso, existe uma importante predisposição genética que faz com que algumas pessoas sejam mais suscetíveis a desenvolver câncer pulmonar ao expor-se a estes carcinogênicos ou ainda sem exposição a estes.

Os sintomas deste tipo de câncer são muito variáveis e dependem da localização do tumor e da presença de metástase. Na maioria dos casos, quando o câncer pulmonar apresenta seus sintomas, já se encontra em estágio avançado. Geralmente, os principais sintomas são: tosse e catarro com sangue; falta de ar; dor torácica; perda de peso; dores ósseas e sucessivas pneumonias.

O diagnóstico é realizado por exames radiológicos: radiografia e especialmente tomografia computadorizada. Sua confirmação é feita através de biópsia. Somente entre 15 e 20% dos casos de câncer de pulmão são detectados em seus estágios iniciais, em muitos destes casos o diagnóstico ocorre acidentalmente, durante a realização de exames que tinham outro objetivo. Quando um câncer desta natureza é diagnosticado, são realizados diferentes exames adicionais para avaliar a etapa em que o tumor se encontra, o tipo de tumor (histologia), a capacidade pulmonar e o estado geral do paciente.

Dependendo do caso e do estágio da doença, os processos de cura envolvem cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

Autor: Thais Pacievitch