Conjuntivite Infecciosa

A conjuntivite infecciosa é causada por vírus, bactérias e fungos e é altamente contagiosa. Neste caso, o contágio ocorre por contato, sendo que facilmente disseminada em ambientes fechados com pessoas contaminadas, uso de objetos contaminados, contato direto com pessoas contaminadas ou até mesmo por meio da água da piscina contaminada. Casos de epidemias de conjuntivite são do tipo infecciosa.

Comumente, a conjuntivite viral tem como agente etiológico um adenovírus, mas também pode ser causada por um enterovírus tipo 70 (conjuntivite hemorrágica) e coxsackie A4 (também conjuntivite hemorrágica). O diagnóstico é alcançado por meio do quadro clínico apresentado pelo paciente e o tratamento é baseado no uso de compressas frias, uso de vasocontritor tópico e lágrimas artificiais. O vírus é capaz de propagar-se até 14 dias após o início da sintomatologia.

A conjuntivite bacteriana é caracterizada pela presença de secreção purulenta e, normalmente, tem como agente etiológico Streptococcus penumoniaeStaphylococcus aureus e Haemophilus influenzae. O tratamento consiste no uso de antibióticos tópicos de amplo espectro de ação.

Existe também um tipo de conjuntivite denominada gonocócica, que possui como agente etiológico a Neisseria gonorrhoeae, que é uma bactéria transmitida através do ato sexual. Também pode ser transmitida no momento do parto, mas esta forma de transmissão é infrequente, uma vez que costuma-se administrar uma gota de nitrato de prata 1% no saco conjuntival do recém-nascido. O tratamento é feito por meio do uso de antibióticos sistêmicos e oculares.

A conjuntivite de inclusão, que tem como agente etiológico a Chlamydia trachomatis sorotipo D-K, encontrada no trato genital de indivíduos adultos. Costuma afetar jovens sexualmente ativos. O tratamento consiste no uso de antibióticos, como a azitromicina ou doxiciclina.

A conjuntivite fúngica raramente é observada, ocorrendo mais comumente em casos de acidentes oculares envolvendo pedaços de madeira e lentes de contato.

A sintomatologia é praticamente a mesma para todos os casos de conjuntivite infecciosa. Dentre os sintomas, observa-se: olho vermelho, prurido ocular, lacrimejamento, fotossensibilidade, presença de secreção branca ou amarelada (casos de conjuntivite causada por bactéria). Também pode haver a presença de febre, amigdalite e dores pelo corpo.

Leia também:

  • Conjuntivite Alérgica
  • Conjuntivite Tóxica

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Conjuntivite
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4426&ReturnCatID=1776
http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/conjuntivite/
http://www.oftalmopediatria.com.br/texto.php?cs=2

Autor: Débora Carvalho Meldau