Zoonoses

Alguns tipos de microrganismos (vírus, bactérias, fungos, protozoários) são capazes de acometer tanto células animais quanto células do corpo humano, de maneira que uma pessoa pode ser contaminada pelo contato com animais hospedeiros do microrganismo. As doenças transmitidas aos seres humanos através de animais são chamadas de zoonoses (do grego, zoo, animal e noso, doença).

Os animais portadores do microrganismo causador da zoonose recebem o nome de reservatórios naturais. Cães, gatos e morcegos, por exemplo, são reservatórios naturais do vírus Lyssavirus, causador da zoonose conhecida como raiva. Assim, quando um animal infectado ataca uma pessoa, o vírus presente em sua saliva é transmitido e a doença pode atingir o sistema nervoso central.

Existem muitas doenças que originalmente foram contraídas pelos seres humanos através de reservatórios animais, porém, hoje, são transmitidas de pessoa para pessoa. Há vestígios de que os vírus do sarampo e da rubéola, por exemplo, sejam originários de bovinos, tendo sido transmitidos à espécie humana quando as populações deixaram de ser nômades e começaram a domesticar animais.

Veja alguns exemplos de zoonoses comuns e suas principais características.

Dengue

A dengue é causada pelo Flavivirus, um vírus envelopado com RNA de cadeia simples. Essa doença é transmitida aos seres humanos através da picada do mosquito Aedes aegypti (Brasil) ou o Aedes albopictus (Ásia e EUA), reservatórios naturais do vírus.

Febre alta, dor de cabeça, dores musculares intensas, manchas vermelhas pelo corpo e dores atrás dos olhos são os principais sintomas da dengue clássica, forma mais branda da doença. A forma mais severa, denominada dengue hemorrágica, apresenta inicialmente os mesmos sintomas da dengue clássica, porém, dentro de 3 a 4 dias, começam a ocorrer sangramentos internos, queda de pressão sanguínea e dores abdominais.

Como o mosquito vetor do vírus se reproduz em depósitos de água parada, é importante cobrir caixas d’agua e eliminar qualquer recipiente onde a água da chuva possa se acumular e servir de criadouro para o inseto.

Doença de Chagas

Também conhecida como tripanossomíase americana, a doença de Chagas é causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi, transmitido por insetos popularmente conhecidos como barbeiros (Triatoma infestans).

O barbeiro é contaminado quando suga o sangue de pessoas portadoras da doença de Chagas ou de animais infectados pelo protozoário, como cães, gatos, roedores e muitos animais silvestres, que são reservatórios naturais do parasita. Ao picar uma pessoa, o inseto defeca e, se estiver contaminado, os tripanossomos presentes em suas fezes atingem a corrente sanguínea através do ferimento da picada ou se a pessoa coçar o local. Os protozoários se alojam, de preferência, no músculo cardíaco e provocam lesões que podem interferir no funcionamento do coração, podendo levar até à insuficiência cardíaca crônica.

Leptospirose

A leptospirose é causada por uma bactéria do gênero Leptospira, que é adquirida por seres humanos através de roedores, suínos, bovinos, entre outras espécies animais. O contágio ocorre através do contato direto com a urina desses animais ou por meio do contato com a água contaminada pela bactéria.

Os principais sintomas da doença são febre alta, dor torácica e muscular, mal estar, cansaço, diarreia, olhos vermelhos e manchas vermelhas na pele. O tratamento é feito com o uso de antibióticos e outros medicamentos que aliviem os sintomas, basicamente.

Referências
AMABIS, José Mariano, MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia volume 2. São Paulo: Moderna, 2004.
http://drauziovarella.com.br/letras/l/leptospirose/
http://drauziovarella.com.br/letras/d/dengue/

Autor: Mayara Cardoso